"Segundo uma escola de pensamento, os dados que selecionamos como parte do processo perceptivo, ao invés de nos oferecerem uma imagem especular do mundo exterior, adentram nossas mentes em formas abstratas, que são chamadas de estruturas ou gestals."
- A gestalt, ou Psicologia da forma, nasceu por oposição à Psicologia do século XIX, que tinha por objecto os estados de consciência. Köhler, Wertheimer e Kofka, criticam Wundt e a sua tentativa de decompor os processos mentais nos seus elementos mais simples. Os gestaltistas reagem contra esta concepção atomista e associacionista, invertendo o processo explicativo. Enquanto os associacionistas partem das sensações elementares para construir as percepções, os gestaltistas partem das estruturas, das formas, defendendo que nós percepcionamos conjuntos organizados em totalidades. A teoria da gestalt considera a percepção como um todo, e parte deste todo para explicar as partes; enquanto que os associacionistas partiam das partes para explicar o todo.
- Semelhança ( os elementos semelhantes são agrupados, formando um só)
- Fechamento ( há uma tendência em completar o que se falta, fazendo uma associação e formando uma imagem como um todo)
- Figura fundo ( há uma tendência em ignorar as diferenças, os detalhes, para que seja preservado a unidade e integridade)
REFERÊNIBLIOGRÁFICA:
CIA B
BOCK,A. FURTADO,O; TEIXEIRA,M. Psicologias; uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. ref. amp. São Paulo. Saraiva,1999.
BOWDITCH,J.L.;BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional.São Paulo: Pioneira, 1992. (3º tiragem 1999)


.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário