quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA




Absolutamente toda produção humana tem como vínculo passado, contribuições de diversas mentes que foram sendo organizadas e sintetizadas. Com isto concluímos que qualquer que seja a produção, material ou espiritual, possui história. Não seria diferente com a Psicologia, esta também possui sua história.
            Pode-se levar a história da Psicologia por duas vertentes, a primeira trata-se da história grega, antes da era cristã. Essa se deu na Alemanha no final do século XIX. As riquezas geraram um crescimento que permitiu que as pessoas pudessem ter uma maior ocupação com as coisas do espírito. Através desse poder surgiu a vontade de sintetizar esses pensamentos sobre o espírito humano, nascendo, então, a psicologia, junção de psyché e logos do grego, que significa alma e razão respectivamente. Nessa época havia duas “teorias”, a platônica que defendia a imortalidade da alma e a concebia separada do corpo, e a aristotélica, que se tratava da mortalidade da alma e sua relação de pertencimento ao corpo.
A outra vertente surgiu  2300 anos após. Trata-se do desenvolvimento moderno que é quando a Psicologia passa a ser reconhecida como ciência no ano de 1879, no Laboratório de Psicologia Experimental, instalado por Wilhem Wundt em Leipzig, Alemanha.
A Psicologia como ciência é, na verdade, não algo que surgiu simplesmente no ano de 1879. Tal é fruto de muitas pesquisas realizadas anteriormente, tendo portanto referencias passadas com a mixagem de duas características do mundo moderno. Essas são: a crença na ciência como forma de conhecer o mundo e dar respostas e soluções para problemas da vida humana e a experiência da subjetividade pessoal.
Para que haja um bom entendimento no momento em que a ciência teve seu destaque junto com o capitalismo no século XIX, é preciso se retomar algumas características da sociedade feudal e capitalista emergente. Na sociedade feudal a produção era para própria subsistência, tendo em vista que a relação senhor e servo era típica de uma economia fechada. Aqui se configura a grande virada, onde o conhecimento passa a ser de total independência da fé. A racionalidade toma frente, os dogmas passam a ser questionados, o que se vê é a possibilidade de construção do conhecimento.
Foi então com todo esse crescimento intelectual, com a busca de métodos mais rigorosos e com a construção de novas formas de produção de conhecimento que surgiram homens como Hegel, na história, Darwin, na ciência e Comte, na filosofia, trazendo suas teses que revolucionaram o mundo.


Com tanta descoberta, ainda no meado do século XIX, os problemas psicológicos alem de estudados pelos filósofos passaram a ser, também, investigados pela Fisiologia e Neurofisiologia. O que se procurava era a verdade em diversos aspectos e áreas. Havia uma sede do conhecimento. O cérebro foi estudado de tal forma que o objetivo era entender não só seu funcionamento, mas também seu mecanismo, aqui a Psicologia passa a trilhar os caminhos da Fisiologia, da Neuroanatomia e da Neurofisiologia.  
O caminho a ser estudado e as descobertas foram muitas, passou-se a observar o fenômeno chamado de Psicofísica que em 1860 expeliu uma importante lei, a Lei de Fechner-Weber. Esta lei estabelece a relação entre estimulo e sensação, permitindo a sua mensuração. Foi então, essa lei que instaurou a possibilidade de medida do fenômeno psicológico, o que até então foi considerado impossível.
Trilhando-se o caminho, Wilhelm Wundt, cria a Universidade de Leipzig, na Alemanha, o primeiro laboratório para realizar experimentos na área de Psicofisiologia. Por conta disso ele é considerado o pai da Psicologia moderna ou cientifica
            Com outra ótica, observemos portanto diferentes indivíduos. Claramente será percebido que estes possuem diferente formas de pensar e agir em casos semelhantes. Embora isto aconteça, é claro que o capitalismo impôs sua forma de pensar a cada humano para que haja cada vez mais gasto e produção.
            Descartes foi também, um grande nome, nas suas idéias estão presentes a valorização da razão a idéia do ser singular e a idéia de que a representação do mundo é algo interno ao indivíduo. A Psicologia é produto das duvidas do homem moderno, indivíduo que se ver capaz de se responsabilizar e escolher seu próprio destino.
            O que se construiu tratando-se de sistematização foi o Funcionalismo de W. James, genuinamente americano tendo como preocupação o que os homens fazem e por que motivos fazem, o Estruturalismo de Titchener, que estudará a consciência em seus aspectos estruturais o que o difere do Funcionalismo e o Associacionismo tendo como principal representante Edward L. Thorndike, primeiro formulador de uma teoria de aprendizagem na Psicologia. O Associacionismo se baseia na concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação de idéias, das mais simples às mais complexas.
            As questões contemporâneas são distintas. O questionamento feito é como se poderá conhecer o ser humano se o próprio cientista é um objeto de estudo. Passou-se a ser utilizada a objetividade e subjetividade, portanto, separadamente.
            Após o século XX, caracterizou-se um novo método chamado de materialismo histórico e dialético. Este método passou a unir a subjetividade e a objetividade em um único processo. 
            Tomemos por fim o estudo da evolução da Psicologia tendo em vista que a mesma se desenvolve junto com a sociedade e o ser humano. Podemos, portanto, chamá-la de Psicologia contemporânea, que se desenvolve através das teorias novas e da anteriores. Novas teorias sempre surgirão, embora a finalidade seja sempre a mesma: conhecer o homem e entendê-lo.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 
BOCK,A. FURTADO,O; TEIXEIRA,M. Psicologias; uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. ref. amp. São Paulo. Saraiva,1999.

Um comentário:

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