quinta-feira, 4 de outubro de 2012

BEHAVIORISMO



  Houve uma época em que houve o interesse em reconhecer a Psicologia como ciência, e não mais como tradição filosófica. Para isso era necessário a definição clara e precisa de um objeto e a utilização de procedimentos objetivos de estudo. John BWatson  foi quem se interessou pelo assunto. Behaviorismo foi o termo encontrado por ele para definir o estudo da Psicologia. Para ele o comportamento era o objeto da Psicologia, devendo ser observado critérios de objetividade, e considerar o comportamento como função da certas variáveis do meio, excluindo-se conceitos mentalistas e métodos subjetivos.
  Ao longo do tempo, o termo “comportamento” foi modificando seu sentido no Behaviorismo. “Hoje, não se entende comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas como interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” está inserido. Então, o Behaviorismo interessa-se ao estudo das interações entre o homem e o ambiente, ou seja, entre as ações do indivíduo (respostas) e o ambiente (estimulação)”.
  No estudo do comportamento vamos observar que há dois tipos. O comportamento reflexo ou respondente e o comportamento operante. O comportamento respondente é o “não-voluntário”, que inclui as respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. São comportamentos que produzem respostas que independem de “aprendizagem”. A partir do estudo desse comportamento começou-se o estudo do comportamento operante. Este “inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se pode dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem o mundo em redor”. Neste tipo de comportamento há uma aprendizagem, que está na relação entre uma ação e seu efeito.
  Esses comportamentos produzem consequências. As ações são mantidas, ou não, por essas consequências. Estas podem ser denominadas reforçadoras quando aumentam a frequência de emissão das respostas que os produziram. “O reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz, e o negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua”.
    Reforço positivo à oferece alguma coisa ao organismo.
    Reforço negativo à permite a retirada de algo indesejável.
  No reforço negativo há processos que merecem destaque:
  • Esquiva: processo onde os estímulos aversivos estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do 2° estímulo.
  • Fuga: Neste, o comportamento reforçado é aquele que termina com um aversivo já em andamento.

 Ambos reduzem ou evitam os estímulos aversivos.
  • Extinção: Aqui, a resposta deixa abruptamente de ser reforçada.

  O Behaviorismo tem sua aplicação hoje, na área da educação. Os métodos de ensino, o controle e a organização das situações de aprendizagem, assim como a elaboração de uma tecnologia de ensino, contém a contribuição do Behaviorismo.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 
SKINNER, Burrhus Frederic (2003) Ciência e comportamento humano 11.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 489p.
BOCK,A. FURTADO,O; TEIXEIRA,M. Psicologias; uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. ref. amp. São Paulo. Saraiva,1999.


  

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