Houve uma época em que houve o interesse em
reconhecer a Psicologia como ciência, e não mais como tradição filosófica. Para
isso era necessário a definição clara e precisa de um objeto e a utilização de
procedimentos objetivos de estudo. John B. Watson foi quem se interessou pelo
assunto. Behaviorismo foi o termo encontrado por ele para definir o estudo da
Psicologia. Para ele o comportamento era o objeto da Psicologia, devendo ser
observado critérios de objetividade, e considerar o comportamento como função
da certas variáveis do meio, excluindo-se conceitos mentalistas e métodos
subjetivos.
Ao longo do tempo, o termo “comportamento”
foi modificando seu sentido no Behaviorismo. “Hoje, não se entende
comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas como interação entre
aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” está inserido. Então,
o Behaviorismo interessa-se ao estudo das interações entre o homem e o
ambiente, ou seja, entre as ações do indivíduo (respostas) e o ambiente
(estimulação)”.
No estudo do comportamento vamos observar que
há dois tipos. O comportamento reflexo ou respondente e o comportamento
operante. O comportamento respondente é o “não-voluntário”, que inclui as
respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. São
comportamentos que produzem respostas que independem de “aprendizagem”. A
partir do estudo desse comportamento começou-se o estudo do comportamento
operante. Este “inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se pode
dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem o mundo em redor”. Neste
tipo de comportamento há uma aprendizagem, que está na relação entre uma ação e
seu efeito.
Esses comportamentos produzem consequências.
As ações são mantidas, ou não, por essas consequências. Estas podem ser
denominadas reforçadoras quando aumentam a frequência de emissão das respostas
que os produziram. “O reforço positivo é todo evento que aumenta a
probabilidade futura da resposta que o produz, e o negativo é todo evento que
aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua”.
Reforço positivo à oferece alguma coisa ao organismo.
Reforço negativo à permite a retirada de algo indesejável.
No reforço negativo há processos que merecem
destaque:
- Esquiva: processo onde os estímulos aversivos estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do 2° estímulo.
- Fuga: Neste, o comportamento reforçado é aquele que termina com um aversivo já em andamento.
Ambos reduzem ou evitam os estímulos
aversivos.
- Extinção: Aqui, a resposta deixa abruptamente de ser reforçada.
O
Behaviorismo tem sua aplicação hoje, na área da educação. Os métodos de ensino,
o controle e a organização das situações de aprendizagem, assim como a
elaboração de uma tecnologia de ensino, contém a contribuição do Behaviorismo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
SKINNER, Burrhus Frederic (2003) Ciência e comportamento humano. 11.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 489p.
BOCK,A. FURTADO,O; TEIXEIRA,M. Psicologias; uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. ref. amp. São Paulo. Saraiva,1999.

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